Se você é vendedor de planos de saúde sabe que vale a pena saber boas dicas para vender plano de saúde e ter sucesso.
O corretor de plano de saúde também precisa ter boas técnicas de vendas em mãos e, além disso, é preciso saber aplicá-las em cada situação.
É possível ter resultados relevantes na venda de planos de saúde. Para isso é necessário saber aplicar dicas práticas, pois o mercado de planos de saúde é muito dinâmico.
Sendo assim, trouxemos neste artigo, excelentes dicas que podem melhorar seus resultados nas vendas e te deixar mais preparado para conquistar clientes.
Fique comigo até o final!
1. Entenda o plano que você está vendendo
Se deseja ter sucesso nas suas vendas, então esteja familiarizado com o plano que você quer vender para os seus clientes.
Como você irá convencer alguém se não sabe apresentar bem o que vende?
Você precisa se tornar uma autoridade para o consumidor e se destacar dos concorrentes.
Por isso, estude o plano que você está vendendo. Saiba seus benefícios, suas aplicações e tudo o que ele oferece.
Além disso, estude sobre o mercado de seguros.
2. Ouça as necessidades o seu cliente
O segredo do sucesso para vender planos de saúde é saber ouvir.
Ouvir não é somente escutar o que alguém tem a dizer, mas entender as necessidades dela.
Esse é o caminho para criar empatia e um bom relacionamento com o cliente.
Tudo isso serve para que você saiba o que o cliente precisa, o que ele procura, pois muitos são indecisos e esse processo te ajudará a desenrolar a venda.
Sendo assim, estude o cliente com calma. Ouça-o com atenção. Entenda seu perfil, suas necessidades e até mesmo seu estilo de vida. Quanto mais informações coletar mais será capaz de ser assertivo e superar suas expectativas.
Desse modo, você oferecerá a ele o plano que vai lhe atender melhor.
Durante a conversa, procure identificar a resposta de alguns questionamentos como:
- Por que ele procura um plano de saúde?
- O que espera do plano de saúde?
- Para quem é o plano de saúde?
Entenda que ouvir o cliente para captar o que ele precisa faz toda a diferença no processo de venda.
Por isso, a dica é atuar de forma consultiva: entender e conhecer o seu cliente para ofertar um produto que solucione o seu problema.
3. Mantenha contato
O processo de venda é como um relacionamento.
Assim como precisamos manter contato com nosso parceiro para que ele aceite o pedido de namoro, precisamos estar presente na vida do cliente para que ele faça a compra.
Por isso, você precisa manter o contato com ele.
Na Era Digital, isso ficou ainda mais fácil. Afinal, pela internet você pode enviar e-mails, mensagens por WhatsApp e até mesmo entregar um conteúdo valioso pelas redes sociais.
O importante é que você seja a referência para o cliente quando o assunto for plano de saúde.
Dessa forma, tenha um material pronto para enviar.
Crie um cronograma de relacionamento com uma sequência que incentive cada vez mais a pessoa a querer uma assistência médica e faça o contato pessoal quando for a hora certa.
4. Use boas estratégias na internet
Ainda na perspectiva de manter o contato com o cliente, lembre-se que, apesar de ser uma ótima estratégia, o boca a boca já não tem mais tanta força devido à ascensão das redes sociais.
Então para se dar bem e vender plano de saúde, você pode ter a internet como uma grande aliada para o seu sucesso.
Portanto, não hesite: use as redes sociais para falar sobre planos de saúde.
Como dissemos anteriormente, você pode fazer conteúdos valiosos para seu público-alvo.
Aposte na criação de conteúdo para Instagram, Facebook e LinkedIn, por exemplo.
Por exemplo, faça uma publicação explicando a importância de adquirir um plano de saúde e, em seguida, apresente o que vende.
A intenção é mostrar para seus clientes que você é totalmente capacitado e preparado para atendê-los.
Contribua com dicas sobre saúde e convênios médicos, construindo uma boa imagem perante o público.
5. Lembre o cliente da importância de uma assistência médica
Algumas pessoas, infelizmente, consideram que o plano de saúde é desnecessário até que, em algum momento, precise do serviço e não o tenha à disposição.
Assim sendo, sempre deixe claro para o cliente qual a importância de contar com esse tipo de serviço.
Lembre-o dos benefícios de ter um bom plano de saúde como:
- Possibilidade de economizar com a saúde
- Garantia de atendimento
- Acesso a uma série de procedimentos
Uma ótima forma de demonstrar essa importância é dizendo a eles os benefícios que combinam com a necessidade da pessoa.
6. Invista em conhecimento
Vender plano de saúde pode ser considerado uma arte, porém ninguém nasce com esse dom, ele pode ser aprendido.
Dessa maneira, faça regularmente bons treinamentos, cursos de aperfeiçoamento, além de ficar ligado nos novos produtos para sempre oferecer novidades.
O corretor que consegue vender plano de saúde é aquele que se atualiza com frequência.
É necessário compreender as preferências dos beneficiários, as novidades do mercado, legislação do setor e aprender técnicas de venda.
Siga essas dicas e veja os resultados na melhora das suas vendas.
Tem alguma dúvida sobre a venda de plano de saúde? Deixe um comentário!