BLOG

MONTSEGURO

Acompanhe os melhores conteúdos sobre planos de saúde e qualidade de vida.

O que é plano de saúde empresarial?

Plano de saúde empresarial é um serviço de assistência médica para quem tem CNPJ. Ou seja, para empresas de qualquer tamanho, inclusive, MEI (microempreendedor individual). 

Além disso, o plano de saúde empresarial também pode contemplar a família dos funcionários e do proprietário da empresa. Sendo assim, ficando mais em conta do que os planos de saúde familiar. 

Plano de saúde empresarial X plano de saúde individual: qual a diferença entre eles?

O plano de saúde individual (ou familiar) é aquele plano que você contrata com o seu CPF e todos possuem carência.

Já o plano de saúde empresarial é um tipo de plano de saúde coletivo em que a empresa que você trabalha contrata e você pode aderir ou não. Geralmente, não tem carência e o pagamento é realizado diretamente pela empresa contratante ou pela administradora do benefício. 

Além disso, como te mostrei anteriormente, se você tiver um CNPJ de microempreendedor individual também pode contratar um plano de saúde empresarial. 

Quem pode participar do plano coletivo empresarial?

Além dos  empregados, demitidos e aposentados, sócios, administradores e estagiários da empresa contratante, pode participar do plano de saúde empresarial como dependentes seus familiares, respeitados os graus de parentesco previstos na legislação: até o 3º grau de parentesco consanguíneo, até o 2º grau de parentesco por afinidade e cônjuge ou companheiro.

É importante ressaltar que quando você adiciona esses dependentes o valor do benefício é maior que só para apenas uma pessoa.

Como é feita a inclusão de dependentes?

Os profissionais do RH vão fazer todo o procedimento, ou seja, vão entrar em contato com a operadora e verificar qual o procedimento será realizado. 

Em geral, basta enviar a documentação que comprove o grau de parentesco e a dependência.

Quanto custa um plano de saúde empresarial?

Depende. Eu sei que você gostaria de ver valores reais aqui, mas não posso te mostrar isso. 

Pois o custo de um plano de saúde empresarial pode variar de acordo com cada contrato. Isso porque vai depender da operadora, abrangência, cobertura, idade, acomodação hospitalar, entre outros fatores.

Como funciona o reajuste?

O reajuste mais comum é anual de acordo com o número de vidas. 

Empresas com até 29 vidas a operadora determina uma taxa única de reajuste (calculada com base na sinistralidade do grupo);

Já as empresas com  30 vidas ou mais, os contratos são reajustados de acordo com as definições estabelecidas em contrato.

Quem paga o plano de saúde empresarial?

Depende! Existem 4 possibilidades para a empresa:

  1. Pagar o valor total do Plano de Saúde para todos os titulares e um dependente.
  2. O valor total somente dos titulares.
  3. Paga parcialmente o valor dos titulares do plano;
  4. Não pagar nada do Plano de Saúde e o contrato é feito para colaboradores que queiram arcar seus custos.

Vantagens de ter plano de saúde empresarial

Vantagens de ter plano de saúde empresarial

As principais vantagens de ter um plano de saúde empresarial é que:

  • Você pagará menos para ter um plano de saúde (a parcela do plano de saúde pode ficar até 30% menor nesse tipo de contrato);
  •  Diminui o absenteísmo na sua empresa;
  • O seu colaborador terá mais produtividade;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Você poderá deduzir o valor da mensalidade do Imposto de Renda;
  • Menor carência;
  • A sua empresa será mais valorizada no mercado;
  •  Aumento da proteção e segurança da saúde do funcionário.

Qual a carência no plano de saúde empresarial?

Existem duas situações:

  • menos de 30 pessoas, existe carência;
  • 30 vidas ou mais podem ser isentos do período de carência.

Dessa forma, os planos empresariais com menos de 30 pessoas vão seguir os seguintes prazos:

  • 24 horas para atendimento de urgência ou uso de emergência hospitalar;
  • 30 dias para consultas e exames simples (como a rede credenciada);
  • 180 dias para procedimentos terapêuticos;
  • 180 dias para exames de alta complexidade;
  • 180 dias para cirurgia e internação (hospitalar);
  • 10 meses para parto;

Além disso, possui a cobertura parcial temporária, ou seja, 2 anos (24 meses) para doença ou lesão preexistente.

Quais são os documentos necessários para contratar o plano empresarial?

De maneira geral, os principais documentos são:

  • Cópia do documento de constituição da empresa (contrato social, estatuto ou contrato de firma individual);
  • Cópia da última alteração do documento de constituição;
  • Cópia do documento do responsável legal da empresa;
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou declaração do FGTS ou cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  • Cópia do Cartão do CNPJ;
  • Cópia da Inscrição Municipal e / ou Estadual;
  • Lista do FGTS com mês vigente quitado (somente se algum funcionário participar do plano empresarial).

Qual o melhor plano de saúde empresarial?

Os melhores planos de saúde empresarial são:

  • Bradesco Saúde
  • Sulamérica
  • Amil
  • Unimed
  • Saúde Sim

Quais são as coberturas no plano empresarial?

As coberturas são as mesmas de um plano individual. Ou seja:

  • Plano de referência;
  • Plano hospitalar;
  • Plano ambulatorial;
  • Plano hospitalar obstétrico;
  • Plano odontológico.

Sendo assim, dependendo de qual tipo de plano a sua empresa tiver você terá direito a exames, consultas, cirurgias, internações, partos, tratamentos, etc.

Como contratar o plano de saúde empresarial?

Para contratar um plano de saúde basta fazer uma cotação com a Montseguro. Os nossos corretores são treinados para escolher a melhor opção para o seu negócio.