Se você tem uma empresa, fique atento a este artigo pois vamos explicar tudo sobre como funciona plano de saúde empresarial.
Fala-se muito hoje sobre como a saúde física e mental dos colaboradores de uma empresa impactam diretamente a produtividade dos mesmos.
Consequentemente, também fala-se muito sobre planos de saúde empresariais.
Já que essa é a melhor forma de garantir que os funcionários de uma empresa possuem todo o suporte que precisam para se manterem saudáveis.
Mas não é só isso! De acordo com o IBGE, o plano de saúde é o terceiro principal desejo do brasileiro.
Isso significa que, empresas que oferecem esse benefício não só garantem a saúde de seus funcionários mas também seu maior engajamento e satisfação.
Mas o que é o plano de saúde empresarial?
A primeira coisa que você precisa saber sobre como funciona o plano de saúde empresarial é sobre o que é esse serviço.
O plano de saúde empresarial é um benefício pago parcialmente ou totalmente pela empresa para seus funcionários.
Assim, eles garantem que os colaboradores tenham acesso a atendimento médico com mais facilidade e qualidade.
Esse benefício pode ser opcional ou fixo. Ou seja, dependendo da política da empresa, os funcionários podem escolher por adquirir o benefício ou não, ou este ser mandatório.
É obrigatório por lei que as empresas forneçam plano de saúde?
A próxima coisa que você precisa saber sobre como funciona plano de saúde empresarial é que esse benefício não é obrigatório por lei.
No entanto, caso a empresa opte por oferecer o benefício, algumas obrigatoriedades podem sim, se instalar.
Por exemplo, de acordo com o Art. 8, 3º parágrafo, a empresa que já fornece plano de saúde para funcionários, são obrigados a dar continuidade do benefício para funcionários que estejam internados ou em tratamentos.
Como funciona plano de saúde empresarial?
Mas então, como funciona plano de saúde empresarial?
Um plano de saúde empresarial pode ser adquirido por qualquer interessado que possua um CNPJ que já esteja aberto na Receita Federal por pelo menos 180 dias.
Seja esse, para MEI, pequenas, médias ou grandes empresas. E que possua pelo menos 2 ou 3 interessados.
Mas calma! Isso não significa que você precise de 3 funcionários. Esses interessados também podem ser divididos entre 1 funcionário e 2 dependentes, por exemplo.
No entanto, como é costume de mercado, quanto mais funcionários aderem ao plano de saúde no momento da contratação do mesmo, mais descontos as operadoras conseguem oferecer para a empresa.
Outra vantagem para empresas que possuem um número maior de interessados na hora da contratação do serviço, é a redução parcial ou total do período de carência.
Geralmente, esse benefício se estende para grupos a partir de 30 pessoas, contando tanto funcionários quanto dependentes.
Plano de saúde empresarial Integral x Plano de saúde empresarial com Coparticipação
Outra informação importante sobre como funciona plano de saúde, se trata de quais são as diferenças entre o plano de saúde empresarial integral e o plano de saúde com coparticipação.
Bom, como o nome já sugere, plano de saúde empresarial integral se trata do benefício que é 100% garantido e pago pela empresa do trabalhador.
Ou seja, nem o funcionário, nem seus dependentes precisam arcar com nenhum custo para ter acesso ao benefício.
Já o plano de saúde empresarial com coparticipação, se configura pela divisão de valores entre a empresa e o funcionário. E essa divisão acontece de duas maneiras.
A primeira, tem relação a mensalidade, que a empresa pode arcar com 100% dos custos ou apenas com a maior parte. Fazendo com que o colaborador precise arcar com o restante.
Nesse caso, os valores são descontados já em folha. Não podendo exceder a 70% do rendimento bruto mensal do funcionário.
Mas atenção, nesses 70% também devem ser incluídos todos os outros benefícios oferecidos, como vale transporte ou vale alimentação.
A segunda, se dá quando o funcionário utiliza dos serviços do plano de saúde. Nesse caso, com planos de saúde empresarial com coparticipação, o mesmo terá que efetuar o pagamento de cotas por todos os procedimentos realizados.
Nesse caso, os valores também devem ser descontados em folha, no entanto, o limite de desconto é de no máximo 30% do rendimento bruto mensal do funcionário.
Como escolher o melhor plano de saúde para a empresa?
Agora que você já sabe tudo sobre como funciona plano de saúde empresarial, você deve estar se perguntando sobre como escolher o melhor plano de saúde para sua empresa, não é mesmo?
Existem muitos pontos que devem ser analisados, ao escolher um plano de saúde empresarial. Entre eles estão:
- Custo para a empresa;
- Tipo de abrangência necessária;
- Perfil dos colaboradores; e
- Tipo de cobertura a ser oferecida.
Por isso, se você tem interesse no serviço, o melhor caminho é entrar em contato com uma corretora como a nossa, para garantir que você receba o apoio de quem sabe tudo sobre o assunto.
Para entrar em contato com a gente clique aqui. Saiba que ficaremos felizes em ajudá-lo!
Ficou com alguma dúvida sobre como funciona plano de saúde empresarial? Escreve pra gente nos comentários.