A escolha do plano de saúde é uma decisão muito importante e por isso deve ser feita cuidadosamente. Para te ajudar nesse processo, hoje vamos oferecer algumas dicas sobre como escolher um plano de saúde.
Dica #1
O primeiro passo para saber como escolher um plano de saúde é mapear quais são as suas necessidades em relação ao serviço.
Por isso, o ideal é que você crie uma lista de todos os itens que são indispensáveis para você, para que ao analisar as opções de planos disponíveis, você possa verificar se o que você deseja estará incluso na cobertura.
Dica #2
O segundo passo para saber como escolher um plano de saúde é pesquisar sobre as operadoras disponíveis no mercado.
Verifique os tipos de produtos que elas oferecem, como elas são avaliadas pelos consumidores e pela ANS, se elas são devidamente registradas nos órgãos públicos, suas situações financeiras, e finalmente se elas não possuem nenhuma ação judicial.
Dica #3
Feito isso, o próximo passo para saber como escolher um plano de saúde é analisar as redes credenciadas.
Caso você não saiba, redes credenciadas são todos os laboratórios, hospitais e médicos que estarão disponíveis para você mediante o uso do plano de saúde.
Por isso esse é um dos momentos mais importantes durante seu processo de escolha. Pois é isso que irá garantir a qualidade dos serviços que terá acesso.
Dica #4
A dica número quatro sobre como escolher um plano de saúde se refere a analisar e optar pela cobertura que irá suprir todas as suas necessidades listadas lá atrás.
Agora que você já conhece sobre as operadoras e as redes credenciadas, chegou o momento de avaliar o plano de saúde em si. E uma das maneiras de fazer isso é analisar as coberturas disponíveis e verificar quais delas suprem a sua lista de requerimento criada lá na dica número um.
Atenção, nesse momento é preciso que você leia com cautela, e tire qualquer dúvida que surgir com o seu Corretor de planos de saúde. Assim, você evita que na hora H de usar o serviço, você não se frustre por ter escolhido o contrato errado.
Entre as principais opções de cobertura de plano estão:
- Cobertura Ambulatorial: consultas médicas eletivas, em clínicas ou consultórios, além de exames ambulatoriais;
- Cobertura Hospitalar: atendimento hospitalar, incluindo pronto socorro e internações. Nesse caso pode ser incluído também o serviço de obstetrícia ou não;
- Cobertura Segmento De Referência: junção das duas opções anteriores;
- Cobertura Odontológica: atendimento odontológico.
Além disso, outro fator importante para se analisar em relação a cobertura, são os tipos de acomodações oferecidos.
Por exemplo, você pode optar por uma cobertura que inclua apenas a enfermaria, que é quando você divide o quarto com outros dois ou três pacientes. Ou pelo apartamento, que é um quarto individual e por isso o paciente tem um maior conforto.
Dica #5
Esteja atento ao período de carência de cada plano de saúde. Mesmo que o período máximo seja definido pela ANS, o que significa que as empresas não podem estipular uma carência maior do que a estabelecida na legislação, algumas podem sim oferecer períodos menores do que outras.
Então, se você tem urgência para começar a utilizar os serviços, por exemplo, esse é um item importantíssimo para se analisar antes de fazer sua escolha.
Dica #6
Agora que você já conhece tudo que precisa sobre como escolher um plano de saúde, tudo o que precisa fazer é entrar em contato com a gente da Montseguro e encontrar a opção que melhor se encaixa com suas necessidades.