De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, pelo menos 264 milhões de indivíduos vivem com transtornos de ansiedade no planeta.
No Brasil, pelo menos 9,3% da população está incluída nesse grupo. O que inclusive, faz do país o líder no ranking mundial do problema.
Mas você por que a ansiedade é considerada o novo mal do século? É sobre isso que vamos falar abaixo. Confira!
O que é Ansiedade?
A ansiedade é uma reação natural do corpo que é desencadeada em momentos de tensão ou estresse. Sua principal funcionalidade é nos manter em alerta e nos motivar a tomar decisões mais acertadas.
Algo que surgiu na época dos nossos ancestrais como uma reação lógica ao perigo de vida iminente que eles corriam.
Entre os sintomas cognitivos e físicos que a ansiedade pode causar então o medo, estado de alerta e fuga, respiração acelerada, pelos ouriçados, taquicardia e suor.
Ansiedade é doença?
Como mencionado anteriormente, a ansiedade é uma reação natural do nosso organismo, que quando em níveis adequados nos trazem benefícios importantes.
No entanto, quando em excesso e recorrente, a ansiedade pode ser considerada um transtorno. E o transtorno de ansiedade é sim uma doença psiquiátrica que tem o poder de paralisar e perturbar o indivíduo.
Causando problemas em seu cotidiano, tanto na vida social quanto na vida profissional e conjugal.
Além disso, esse transtorno também tem a capacidade de abrir portas para outras doenças como a depressão e até mesmo diferentes fobias.
O que causa a ansiedade?
A origem dos transtornos de ansiedade variam bastante de um indivíduo para o outro. Mas podem ser explicadas desde desequilíbrios químicos do cérebro a falta de suporte familiar e traumas passados.
Sintomas de Ansiedade
Entre os inúmeros sintomas que podem estar conectados ao transtorno de ansiedade, os principais são:
- Enxergar perigo em tudo;
- Respiração ofegante e falta de ar;
- Palpitação e dores no peito;
- Sensação de tremor;
- Vontade de roer as unhas;
- Tensão muscular;
- Irritabilidade;
- Insônia;
- Dificuldade de concentração;
- Suor excessivo; e
- Sentir-se desconectado de seus ambientes.
Lembrando que não necessariamente o paciente sofrerá de todos os sintomas, pois isso dependerá, entre muitas coisas, do tipo de transtorno de ansiedade que está o atingindo.
Tipos de Transtorno de Ansiedade
Entre os transtornos de ansiedade mais conhecidos estão:
1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Esse é o tipo de ansiedade mais frequente e se caracteriza pela preocupação excessiva em relação a coisas da vida ou rotina das pessoas, como por exemplo as relações interpessoais, estudo, trabalho, entre outros.
Os sintomas mais comuns nesse caso são cansaço, irritabilidade, tensão muscular, insônia, palpitação e problemas gastrointestinais.
2. Fobia Social
Esse tipo de ansiedade se caracteriza pela angústia excessiva em situações de convívio social por medo da avaliação e julgamento do outro.
Isso vai muito além do desconforto ou nervosismo em falar em público, por exemplo.
Pessoas que sofrem desse transtorno também se sentem desconfortáveis em situações comuns do dia a dia, como comer em um restaurante, entrar em uma loja, ou até mesmo pedir informação.
3. Sindrome do Panico
A Síndrome do Pânico é caracterizada por ataques espontâneos, repentinos e inesperados de medo.
Nesse caso, estão incluídos sintomas como a aceleração do batimento cardíaco, falta de ar, suor excessivo e tremores.
Esses ataques geralmente duram de 15 a 30 minutos e geralmente está relacionado ao medo de morrer ou perder o controle.
4. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
O TOC é a junção de pensamentos obsessivos e compulsões. Isso pode acontecer através de ideias, imagens, ou pensamentos que acontecem de maneira repetitiva, gerando ansiedade.
5. Estresse Pós-Traumático
Esse tipo de ansiedade geralmente surge após um evento traumático na vida do indivíduo. Como por exemplo, uma situação de perigo ou a perda de alguém especial.
Onde a pessoa sofre crises de ansiedade ao relembrar a situação que causou o trauma.
Como é feito o diagnóstico e tratamento da ansiedade?
O diagnóstico de qualquer um dos transtornos de ansiedade deve ser feito por um psiquiatra após avaliação dos sintomas descritos pelo paciente.
A partir disso, o médico pode então identificar quais são as melhores opções de tratamento para o paciente. Que podem incluir desde medicamentos até a adaptação de atitudes e comportamentos que poderão contar com a ajuda de Terapia Cognitivo-Comportamental.