BLOG

MONTSEGURO

Acompanhe os melhores conteúdos sobre planos de saúde e qualidade de vida.

O que o sangramento vaginal fora do período menstrual pode ser?

Sangramento vaginal fora do período menstrual podem ocorrer por diversos fatores.

O sangramento que não está relacionado ao período menstrual (também conhecido como sangramento de escape) só raramente é sinal de tumor, que pode ser no endométrio, ovário e vagina. O risco de câncer aumenta cerca de 10% se você tem o sangramento na pós-menopausa. No entanto, a causa é benigna e tratável na maioria dos casos.

Quer conhecer as possíveis causas para sangramento vaginal fora do período menstrual e os sinais indicativos de que é hora de buscar ajuda médica?

Acompanhe a leitura!

Sangramento vaginal fora do período menstrual: o que pode ser?

O sangramento de escape, ou spotting, é aquele que acontece fora do período menstrual e geralmente é um pequeno sangramento que ocorre entre os ciclos menstruais e dura cerca de 2 dias.

Este tipo de sangramento vaginal fora do período menstrual é considerado normal quando ocorre após exames ginecológicos ou mudança de contraceptivo, ou então, nas primeiras relações sexuais da mulher. Nestes casos, não é necessário tratamento e não indicando qualquer problema de saúde.

Sendo assim, quaisquer outros tipos de sangramento devem ser vistos como sinais de que algo não vai bem na sua saúde íntima e que é hora de buscar uma avaliação ginecológica.

Para diferenciar sangramento de escape de menstruação, entenda que o sangramento menstrual é um processo cíclico e regular que ocorre aproximadamente a cada 28 dias. A cada ciclo, o revestimento uterino “engrossa” para se preparar para uma possível gravidez. Se a pessoa não engravida, o útero perde seu revestimento, causando a menstruação.

Diferente da menstruação, o sangramento de escape é mais irregular. Algumas pessoas podem notá-lo por um dia, depois param de sangrar e começam a sangrar de novo. Outras experimentam manchas intermitentemente ao longo do mês.

Além disso, pode ser ocasionado por várias situações, por exemplo:

  • Desequilíbrios hormonais;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Mudança de método contraceptivo;
  • Pólipos uterinos;
  • Miomas uterinos;
  • Infecções;
  • Entre outros

Abaixo, vamos detalhar alguns para que você possa entender melhor as causas e o tratamento.

1. Desequilíbrios hormonais

Os hormônios femininos  – como o estrógeno e a progesterona – podem apresentar flutuações ao longo do tempo, motivadas por diversos fatores.

Alguns fatores, como o estresse, podem favorecer alterações hormonais e causar possíveis sangramento vaginal fora do período menstrual.

Esse é um distúrbio que pode acontecer em qualquer momento dentro do período de reprodução da mulher, mas, especialmente, após a primeira menstruação e no período que antecede a menopausa.

Para contorná-lo, o acompanhamento ginecológico será fundamental para a indicação de medicamentos ou de determinadas mudanças nos hábitos.

2. Miomas uterinos

Miomas uterinos são tumores benignos que se formam no útero, principalmente durante o período fértil da mulher e não há uma causa definida para o seu aparecimento.

Comuns em mulheres que já engravidaram, podem causar sangramento fora do período menstrual.

Eles podem ser subserosos, que crescem da superfície externa do útero para fora, e geralmente não causam sintomas; intramurais, que se desenvolvem no interior da parede do útero; e submucosos, que crescem na superfície interna do útero. Estes últimos podem ocasionar cólicas,  sangramento vaginal fora do período menstrual, e dificuldade para engravidar.

3. Infecções

As infecções vaginais causadas por parasitas, fungos ou bactérias, incluindo as infecções sexualmente transmissíveis, podem causar sangramento depois de ter relações sexuais, que podem agravar caso o tratamento adequado não seja iniciado.

Entre as infecções mais comuns, podemos citar clamídia e gonorreia; vaginite (uma inflamação na vagina) e doença inflamatória pélvica (inflamação dos órgãos reprodutivos femininos).

Infecções ginecológicas em geral podem resultar em sangramento vaginal fora do período menstrual, devendo ser tratados o mais rápido possível, para evitar a progressão do quadro e possíveis complicações.

4. Cistos ovarianos e síndrome do ovário policístico (SOP)

Sangramento vaginal fora do período menstrual

Por serem órgãos responsáveis pela produção de hormônios sexuais femininos, alguns distúrbios hormonais podem levar ao surgimento de cistos nessa região – isolados ou em conjunto (síndrome do ovário policístico).

Trata-se de uma condição relativamente frequente, afetando de 20% a 30% das mulheres em todo o mundo.

Está fortemente relacionada a questões genéticas e a fatores alimentares (excesso de gordura saturada e açúcares), a presença de cistos ovarianos pode levar a aumento de pelos, fragilidade capilar e nas unhas, dores abdominais, sangramento vaginal fora do período menstrual e, se não tratada, pode levar a infertilidade.

5. Mudança de método contraceptivo

A mudança do método contraceptivo é também uma causa frequente do sangramento de escape e acontece normalmente nos primeiros dias após a troca, já que há uma variação dos níveis hormonais.

Se o sangramento começar vários meses após o início dos novos contraceptivos, sem manchas anteriores e sem causa aparente, isso pode indicar algum outro problema. Nesse caso é recomendado consultar sua médica.

Além disso, o spotting também pode acontecer quando você pula as doses do contraceptivo, quando toma a pílula anticoncepcional no dia errado ou quando altera o tipo ou a dosagem do seu contraceptivo.

Converse com uma médica se os sangramentos não melhorarem ou se eles se intensificarem. Pode ser necessário trocar por um método de controle de natalidade diferente.

6. Pólipos uterinos

Os pólipos uterinos são pequenos nódulos que se formam dentro do útero, devido a um crescimento excessivo de células na parede interna do órgão. Geralmente, ocorrem em mulheres na menopausa.

No entanto podem também acontecer em mulheres mais jovens, podendo causar dificuldade para engravida e alterações na menstruação, como ciclo irregular, sangramento de escape e após a relação sexual e dor na parte de baixo do abdômen que piora durante a menstruação.

7. Exames e procedimentos ginecológicos

Alguns exames ginecológicos como, por exemplo, o papanicolau, podem causar pequenos sangramentos na vagina logo após o procedimento. Esse efeito é natural e, a princípio, não demanda qualquer intervenção médica.

Entretanto, se o sangramento vaginal fora do período menstrual durar mais de 2 dias ou a quantidade seja moderada ou grave, é importante consultar o ginecologista para que seja realizada uma avaliação, já que pode ter havido alguma lesão produzida durante o exame ginecológico.

Sangramento vaginal fora do período menstrual: quando procurar ajuda médica?

É aconselhado ir ao ginecologista quando o Sangramento vaginal fora do período menstrual é excessivo. Ou seja, dura mais de 3 dias ou acontece em mais de 3 ciclos. Também é excessivo após a relação sexual e quando acontece sangramento vaginal durante a menopausa.

Nestes casos, o médico poderá fazer exames de diagnóstico, como papanicolau, ultrassonografia ou colposcopia para avaliar o sistema reprodutor da mulher e identificar se existe algum problema causando o sangramento vaginal fora do período menstrual, iniciando o tratamento adequado, caso seja necessário.

Cuidar da saúde ginecológica é fundamental para o bem-estar da mulher. Desse modo, compartilhe  o blogpost com quem precisa dessas informações também.