BLOG

MONTSEGURO

Acompanhe os melhores conteúdos sobre planos de saúde e qualidade de vida.

Quais as vantagens de ser MEI: Conheça agora!

Está começando a empreender agora e quer saber quais as vantagens de ser MEI? Então fique por aqui pois hoje vamos te explicar tudo sobre esse assunto.

O MEI foi criado em 2009 com o intuito de tirar da informalidade pequenos empreendedores.

Essa inclusão foi tão importante que, hoje no Brasil, já existem por volta de 11,3 milhões de MEIs ativos.

Mas o que é MEI?

Bom, o termo MEI significa Microempreendedor Individual. No linguajar comum, o MEI é o tão famoso profissional autônomo. 

Aquela pessoa que possui um negócio pequeno, sem sócios, e que tem faturamento anual de no máximo R $81 mil.

O MEI é importante pois, ao fazer o cadastro, o empreendedor passa a ter um CNPJ. E com isso, acesso a muitas vantagens que apenas pessoas jurídicas podem usufruir. 

Quais os requisitos para ser MEI?

Antes de falarmos sobre as vantagens de ser MEI, vamos abordar os requisitos desse modelo de negócios.

Isso porque não é apenas o seu faturamento, e o fato de você ser o único dono da sua empresa, que determinará se você poderá fazer esse registro ou não. Também existem outros fatores que devem ser considerados. Por exemplo:

  • Ter no máximo 01 funcionário contratado;
  • Não exercer atividades intelectuais como médicos, engenheiros, dentistas, advogados, psicólogos, nutricionistas, entre outros;
  • Não ter outra empresa aberta em seu nome;
  • Não participar de outro negócio, nem como sócio, nem como administrador.

Quais as vantagens de ser MEI?

Se você chegou até aqui para descobrir quais são as vantagens de ser MEI, preste bem atenção. Pois aqui estão os principais motivos para se optar por esse modelo de negócio.

Abertura 100% online 

O primeiro tópico da nossa lista sobre quais as vantagens de ser MEI, é o fato de que o processo de abertura do mesmo é feito 100% pela internet. 

Quer mais facilidade do que isso?

Após descobrir se você atende os requisitos desse modelo de negócios e de definir sua área de atuação, tudo o que você precisa fazer é acessar o Portal do Empreendedor, clicar em ‘Quero ser MEI’ e preencher todas as informações do formulário. 

Ao final, quando a abertura da empresa estiver finalizada, é só emitir o CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, que comprova não apenas sua inscrição mas também lhe informará seu novo número de CNPJ e de registro na Junta Comercial. 

Sem custo

Outro ponto muito interessante sobre quais as vantagens de ser MEI, é o fato de que você pode fazer a sua inscrição gratuitamente. 

Mas atenção, você ainda deverá pagar uma taxa mensal do Simples Nacional. A definição do valor dessa taxa vai depender, no entanto, de qual a sua área de atuação. 

Esse pagamento poderá ser feito por débito em conta, online, ou pela emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). 

Emissāo de nota fiscal

Outra da lista de quais as vantagens de ser MEI, é a autorização para emitir notas fiscais. O que dá maior segurança aos consumidores e garante transparência das transações. 

Acesso a direitos do trabalhador

Talvez esse seja o ponto mais importante sobre quais as vantagens de ser MEI. O fato de que o microempreendedor pode contar com diversos direitos trabalhistas. 

Entre eles estão:

  • Aposentadoria: Ao efetuar o pagamento mensal do MEI, o empreendedor está pagando 5% de um salário mínimo para a previdência social. O que lhe garante o direito de aposentar por idade e invalidez.
  • Auxílio Doença: Caso o autonomo fique doente ou incapacitado, esse direito da o beneficio ao empreendedor de receber um salario minimo, pago pela previdencia, nessas situacoes. 
  • Auxílio Maternidade: Após 10 meses de contribuição para a previdência, fica também garantido que a empreendedora tem direito a receber um salário mínimo durante sua gestação. 
  • Pensão por morte: No caso de falecimento do representante do MEI, este benefício pode ser acionado pela família mediante alguns requisitos do governo. 

Menos juros para linhas de créditos

Outro ótimo ponto sobre quais as vantagens de ser MEI, é a facilidade para conseguir linhas de créditos junto aos bancos. 

Além disso, para empréstimos PJ, esses tendem a oferecer taxas de juros mais baixas e condições de pagamento mais flexíveis, o que também ajuda muito os empreendedores. 

Acesso a plano de saúde empresarial 

O último ponto que vamos abordar hoje sobre quais as vantagens de ser MEI é o direito do empreender em usar esse CNPJ para adquirir um plano de saúde empresarial

Isso pode ser feito após 6 meses da abertura da empresa e é muito interessante pois, planos de saúde empresariais, tendem a ser pelo menos 35% mais baratos do que os tradicionais. 

Além disso, outra vantagem é o fato de que em planos de saúde empresariais também é permitido a inclusão de membros da família como dependentes. 

O que diminui os custos e melhora o acesso à saúde para toda a família. 

 

Ficou com alguma dúvida sobre quais as vantagens de ser MEI? Escreve aqui pra gente.