O Plano de Saúde PJ é um plano de saúde abrangente projetado para fornecer aos indivíduos e famílias a cobertura de que precisam para se manterem saudáveis.
De acordo com dados do IBGE (2019), estes correspondem a 24 milhões de pessoas trabalhando por conta própria no país. Para atender a essa demanda, foram criados os planos de saúde PJ, que também são chamados de autônomos, liberais ou prestadores de serviços. De fato, é acessível para todos os portes de empresas, inclusive MEI.
O plano oferece uma ampla gama de opções de cobertura, incluindo cuidados preventivos, hospitalização, medicamentos prescritos, serviços de saúde mental e muito mais. Além disso, também inclui acesso a especialistas e outros profissionais médicos que podem ajudar os indivíduos a gerenciar suas necessidades de saúde.
Quer saber mais sobre como ele funciona? Então acompanhe este artigo!
O que é o plano de saúde PJ?
O plano de saúde Pessoa Jurídica, como o próprio nome já diz, é um tipo de plano voltado para empresas e pessoas jurídicas em geral. Ou seja, um convênio adquirido a partir de um CNPJ. Seja MEI, pequena, média ou grande empresa, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica pode utilizado nas contratações coletivas empresariais.
Isso quer dizer que a assistência será prestada para os funcionários e os sócios da instituição contratante, em função desse vínculo empregatício ou estatutário, o que pode trazer alguns benefícios interessantes, tanto de ordem financeira como, também, assistencial.
Para que a contratação seja válida, o CNPJ precisa estar aberto há no mínimo 180 dias (6 meses) na Receita Federal.
Outro ponto importante a ser observado, é que a maioria dos planos exige a formação de grupos com no mínimo 2 ou 3 pessoas, normalmente o titular do plano de saúde e mais um ou dois dependentes, para a contratação.
Quanto custa um plano de saúde com CNPJ?
Por se tratar de uma contratação coletiva, os planos empresariais proporcionam valores mais acessíveis aos beneficiários, atingindo até 40% de redução nos valores se comparados aos planos de saúde individuais.
Além disso, também é possível alcançar valores mais vantajosos de acordo com a quantidade de pessoas no grupo. Confira algumas segmentações de planos de saúde por número de vidas:
- 2 a 29 pessoas;
- 30 a 99 pessoas;
- 100 a 199 pessoas.
O valor de um plano de saúde empresarial pode variar entre R$109,43 a R$700,00. Esse valor vai depender da idade, hospitais e laboratórios credenciados e quantidade de pessoas incluídas no plano. Nesse sentido, quanto maior o grupo, mais barato fica o plano.
Como funciona plano de saúde para PJ?
Segundo as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos coletivos estão ligados a necessidade de vínculos empregatícios com as associações profissionais ou os sindicatos, na forma de adesão. Ou, então, com vínculos com pessoas jurídicas, de modo estatutário ou empregatício, na forma empresarial.
No caso da contratação de um plano de saúde para PJ, além da obrigatoriedade do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ) estar registrado há mais de seis meses, deve incluir no mínimo duas vidas (pessoas) na assistência a ser contratada.
Porém, é preciso destacar que o número de vidas a serem incluídas é um fator limitador para muitos profissionais PJ. Sendo assim, para viabilizar a contratação de plano de saúde PJ, o benefício passou a ser estendido também para os familiares do titular do CNPJ. Desse modo, o plano pode contemplar tanto funcionários quanto a família do Profissional PJ.
Vantagens do plano de saúde PJ
Existem muitas vantagens de contratar um plano de saúde PJ. Uma delas é que as pessoas trabalham com mais produtividade e dormem mais tranquilas ao saber que, em qualquer eventualidade, não terão dificuldades em obter um bom atendimento médico.
Como dissemos, há a possibilidade de incluir dependentes familiares e a cobertura é variável, de acordo com o contrato e com os procedimentos desejáveis.
Dessa forma, para a empresa, essa é uma maneira de melhorar o relacionamento, de aumentar a produtividade no trabalho e de elevar as chances de reter talentos dentro da equipe. Também não podemos deixar de ressaltar que as faltas e os afastamentos por doença são bastante prejudiciais para as organizações dos mais variados segmentos do mercado e o oferecimento do plano de saúde reduz as chances de que isso ocorra, garantindo colaboradores mais saudáveis e bem dispostos.
- Valores mais acessíveis: as mensalidades costumam ter preços mais baixos em relação aos planos individuais ou familiares;
- Possibilidade de a empresa avaliar o percentual de subsídio da mensalidade para os seus colaboradores;
- Opções de escolha do percentual da coparticipação;
- Ampla cobertura, conforme o contrato e o Rol de Procedimentos;
- Diferencial para a empresa no momento de ofertar vagas de emprego;
- Mais chances de reter talentos por oferecer o benefício;
- Diminuição de impostos.
Quais são os documentos necessários para contratar um plano de saúde PJ?
Saiba que toda a documentação necessária para contratar um plano de saúde PJ é bastante simples. Além disso, o seu corretor pode ajudar com o que for necessário. Veja a seguir:
- Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ), com registro há mais de seis meses, ativo e regularizado na Receita Federal. Se for o caso, contrato social ou MEI;
- Comprovante atualizado de endereço;
- Para os beneficiários familiares é preciso apresentar os seguintes documentos:
-
- RG e CPF;
- Comprovante de endereço;
- Certidão de nascimento para crianças.
Contrate seu plano de saúde PJ com a Montseguro
Pronto! Agora que você já sabe como funciona os planos de saúde para PJ! Por isso, se você tem interesse no serviço, o melhor caminho é entrar em contato com uma corretora como a nossa, para garantir que você encontre as melhores oportunidades disponíveis no mercado.
Saiba que ficaremos felizes em ajudá-lo! Clique aqui e solicite uma cotação sem compromisso!