BLOG

MONTSEGURO

Acompanhe os melhores conteúdos sobre planos de saúde e qualidade de vida.

Como reduzir custos com o plano de saúde?

Reduzir custos com o plano de saúde é uma meta importante para muitos empresários. Isso porque, nos últimos anos, houve o aumento do custo dos cuidados de saúde. E, em razão desse aumento dos valores dos planos de saúde, por vezes, tornam-se demasiadamente caros para as empresas.

Todavia, sabemos que o plano de saúde empresarial é um benefício bastante atrativo para os colaboradores. Oferecê-lo não é obrigatório em vários setores, mas é uma ótima maneira de atrair pessoas talentosas e mantê-las motivadas e saudáveis. Afinal, ter um plano particular pode ser muito oneroso, principalmente para funcionários que têm filhos.

Sendo assim, existem algumas estratégias que podem ajudá-lo a economizar dinheiro na sua empresa.

É por isso que hoje vamos apresentar algumas dicas de como reduzir custos com o plano de saúde, confira!

Como reduzir custos com o plano de saúde?

O setor de RH cumpre um papel estratégico na promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores, mas precisa ter cuidado para fazer isso de forma inteligente.

Dessa forma, para que você entenda como reduzir custos com o plano de saúde, é preciso que você entenda como funciona essa prestação de serviço.

Como funciona os planos de saúde empresariais?

Os planos de saúde possuem uma estrutura de mercado muito próxima das seguradoras, isto é, trabalham com a possibilidade de implementação de riscos, ou sinistros, como alguns chamam.

Isso significa que quanto mais arriscado é oferecer um plano de saúde, para você, mais caro você irá pagar, pois existem mais chances de que você ofereça mais gastos que a média.

Portanto, para reduzir os custos com o plano de saúde empresarial, é preciso diminuir o risco que seus funcionários oferecem para a operadora.

O que é a sinistralidade do plano de saúde empresarial?

A sinistralidade é o resultado do seu contrato, que pode ser negativa ou positiva. Sinistralidade negativa é quando uma empresa gasta (despesa médica) mais do que paga (prêmio).

No caso do plano de saúde empresarial, o sinistro ocorre toda vez que o plano de saúde é acionado para uma consulta, exame, cirurgia e por aí vai.

Caso o benefício ultrapasse a margem estipulada em contrato, poderá ser aplicado um reajuste na renovação do plano de saúde empresarial.

A média de mercado para o ponto de equilíbrio ou break even é de 70%, ou seja, significa que de cada 100 reais pagos pela empresa, o gasto médico deverá ser de até 70 reais.

Para evitar que a sinistralidade aumente consideravelmente os gastos das companhias, boas operadoras de saúde oferecem para os gestores de RH relatórios gerenciais eletrônicos atualizados mensalmente com os resultados de utilização das empresas.

Isso permite que eles acompanhem toda a movimentação e implementem políticas que cultivem a saúde dos funcionários tanto no âmbito da empresa, internamente, quanto em suas vidas pessoais, externamente.

A seguir, veja duas providências que devem ser tomadas para reduzir os custos com plano de saúde, para diminuir a quantidade de sinistros.

1) Implemente a saúde ocupacional na empresa

Foto grátis jovem empresária sorridente se esticando com os olhos fechados enquanto trabalhava em um computador no escritório

Ginástica laboral, ambiente saudável e um espaço sem estresse ou cobranças excessivas repercutem de maneira positiva na saúde dos funcionários.

E, por consequência, fará com que adoeçam menos e usem menos o plano de saúde.

2) Conscientize os colaboradores sobre a importância da qualidade de vida

Motive seus funcionários a se exercitarem, se alimentarem bem e possuírem uma conduta de prevenção em relação à sua saúde! Além disso, você pode oferecer em sua empresa:

  • Programas de vacinação realizados dentro da companhia;
  • Incentivo à prática de atividades físicas;
  • Campanhas antitabagismo;
  • Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Práticas preventivas em relação à diabetes e hipertensão;
  • Programas de nutrição saudável.

Essa é uma ótima forma de reduzir o risco que seus funcionários oferecem para as operadoras. Isso porque terão qualidade de vida e serão saudáveis, usando muito menos o plano de saúde.

A implementação dessas duas ações com certeza irá diminuir a sinistralidade da sua empresa junto à operadora do plano de saúde.

Como o RH pode ajudar a reduzir custos com o plano de saúde?

O RH tem o papel mais importante nessa empreitada, uma vez que é sua atribuição lidar com os recursos humanos da empresa.

Assim, o RH poderá realizar pesquisas internas para averiguar a atual situação da saúde ocupacional e pessoal dos funcionários, utilizando os dados para traçar ações que possam melhorá-la, bem como implementar as políticas e campanhas de conscientização junto aos colaboradores!

A seguir, listamos algumas providências que devem ser tomadas para reduzir os custos com plano de saúde sem afetar a qualidade do benefício oferecido aos funcionários. Veja!

1. Entenda as necessidades da sua empresa

As operadoras oferecem diferentes tipos de planos justamente porque existem diversas necessidades. Nem sempre a opção mais cara é a melhor para o perfil da sua empresa.

2. Faça um estudo de mercado

Nem sempre o plano mais caro e com maior número de recursos será a melhor opção do mercado. Sendo assim, é interessante avaliar o custo-benefício de cada opção, verificando se os serviços ofertados pela empresa são condizentes com a realidade.

3. Realize uma adequação do plano oferecido

Depois de entender as necessidades da empresa e conhecer as opções disponíveis no mercado, o próximo passo é adequar o que é oferecido atualmente aos colaboradores ao que seria o ideal a ser ofertado.

Nesse caso, talvez seja necessário negociar uma alteração contratual junto à operadora para conseguir uma redução nos preços dos planos ou até mesmo a diminuição da quantidade de serviços oferecidos. Esse passo pode ser feito de forma bastante tranquila para evitar futuros problemas e estresses.

4. Adote a coparticipação

Apesar de não ser uma medida definitiva para reduzir custos com o plano de saúde, adotar o modelo de coparticipação faz com que o colaborador utilize o benefício de forma mais consciente.

Neste modelo, o funcionário paga uma porcentagem sobre os serviços médicos utilizados, seja consulta, exame ou qualquer outro procedimento.

5. Oriente adequadamente os colaboradores

Realize reuniões, conversas, distribua materiais como vídeos e textos com o objetivo de conscientizar seus colaboradores a fazerem um bom uso do benefício.

Ocorrem muitas situações em que o trabalhador não leva os exames anteriores para o médico avaliar, gerando mais despesas na solicitação de novos, o uso da reconsulta por muitas vezes é ignorado, muitos emprestam sua carteirinha do convênio, utilizam o pronto-socorro sem necessidade ou até vão em busca de consultas com especialistas sem antes passar pelo clínico geral.

Realize ações para que os profissionais da sua empresa deem mais valor para o benefício e evitem essas despesas desnecessárias que pesam no orçamento.

Conclusão

Além das que citamos, é comum que empresas grandes e médias queiram reduzir custos com o plano de saúde. Assim, adote também as seguintes práticas:

  • Migração para um plano de saúde com coparticipação, transferindo porcentagem do valor para que o funcionário pague;
  • Escolher planos de saúde com coberturas regionais em detrimento dos de cobertura nacional e internacional;
  • Optar por acomodação coletiva quando de internações em detrimento das acomodações individuais;
  • Realizar um downgrade do plano de saúde se anteriormente contratou um plano premium
  • Procurar planos de saúde com descontos e melhores propostas por meio de uma cotação especializada.

Como vimos, reduzir custos de plano de saúde não é uma tarefa tão complicada. O ponto principal é ter atenção às reais necessidades da empresa para entender o que é essencial e o que é supérfluo dentre os serviços oferecidos pelas operadoras.

A partir disso, basta realizar algumas negociações e implementar ações junto aos funcionários para obter um bom plano de saúde a um preço condizente.

Se você gostou do conteúdo, deixe aqui seu comentário!